Prato colorido: coloque 5 cores diferentes para uma refeição mais saudável

7 de janeiro de 2016 , In: Comidinhas, Vida, universo e tudo mais , With: One Comment
0

Você sabia que prato colorido é sinônimo de saúde, pois cores diferentes significam maior diversidade de vitaminas? 💜❤️💛💚💜

Por isso em toda refeição da Sofia eu procuro colocar pelo menos 5 cores diferentes. Não é todo dia que ela aceita comer tudo, não é todo dia que tenho essa variedade na geladeira, mas é minha missão diária. E uma dica pra quem tá começando a fazer comida pros pequenos: não sabe bem o que preparar, escolha os alimentos por cor e vá montando o pratinho 😋

prato-colorido

Olha só uma explicação sobre as cores, feita pela nutricionista Tarcila Ferraz para a revista Viva Saúde:

  1. ROXO: alimentos nessa cor contêm niacina (vitamina B3), potássio e vitamina C. Além disso, a coloração se deve a compostos antioxidantes.
  2. VERMELHO: a cor vermelha vem dos carotenoides, “importantes para a memória, a saúde cardiovascular, previnem alguns tipos de câncer e fortalecem olhos e pele”, explica a nutricionista Tarcila Ferraz (SP).
  3. LARANJA: alimentos alaranjados também contêm carotenoides, além de vitamina C, fundamental para a imunidade, pois participa da formação dos glóbulos brancos.
  4. AMARELO: o amarelo indica presença de flavonoides e vitaminas do complexo B. “Protegem as células e auxiliam na produção de energia”, explica a nutricionista.
  5. VERDE: esses alimentos são ricos em ferro, cálcio e fósforo, ajudando assim na produção de glóbulos vermelhos e diminuindo a fadiga mental.

Semanas atrás a Sofia teve infecção intestinal e foi bem complicado. Além de toda a indisposição e dores que ela sentia, ela não tinha apetite nenhum! Ficou dias sem comer absolutamente nada, só soro e remédios 😰 Mesmo muitos dias depois dela ter parado de tomar o antibiótico, o apetite não era o mesmo. Ela estava muito seletiva e só aceitava um ou outro alimento.
Nesses casos emergenciais não adianta, eu faço sim as comidas prediletas dela sem me preocupar (muito). Se ela só quer comer macarrão cozido sem molho nem nada, vai ser assim. Se ela só quer comer batata, vai ser assim. Aos poucos ela vai se recuperando totalmente e aí sim consigo fazer as comidinhas normais 😊

prato-coloridoHoje o #papadodia teve: arroz com chuchu, frango grelhado, legumes cozidos (cenoura, ervilha, milho e vagem), purê de batata e tomate grape. De sobremesa: melão cantaloupe e pêssego.

E preciso contar o milagre do dia: Sofia comeu ervilha e vagem \o/ Quem acompanha aqui sabe que sempre ofereço, mesmo ela não gostando.. e hoje pela primeira vez ela comeu! E pegando sozinha com seus dedinhos 💜

Depois eu conto o outro milagre que aconteceu aqui em casa hoje 🙌🏻 E por aí teve milagres? 😅

Beijo da nerd <3

  1. Responder

    Um prato colorido, bem dividido, nao e so bonito e saboroso, como tambem e um importante sinal de saude. Cada vez mais, nutrologos, nutricionistas e especialistas gastronomicos, orientam investir na diversidade cromatica dos alimentos como forma ideal de uma completa nutricao.

Leave a Comment

nerdsinlove

sobre a vida, o universo e tudo mais

Eu sou a mahrcinha, mãe e nerd em tempo integral. Esse blog foi criado em 2008 e de lá pra cá ele passou por muitas mudanças, assim como a minha vida. Por isso aqui compartilho um pouco de tudo :)

siga no instagram