A lista de convidados é uma das etapas mais delicadas, difíceis, mas também importantes no planejamento de um casamento. Através dela conseguimos definir o tamanho do local da cerimônia e da recepção, quantidade de convites, doces, lembranças e consequentemente o custo de cada item.

noivos

Nesses meses em que estamos organizando nosso casório já aprendi algumas coisas e resolvi separar uma dicas aqui:

Como começar?

Logo no início do planejamento, antes de procurar buffet, igreja e tudo mais, os noivos devem começar a fazer uma lista com todos os convidados possíveis. Sugiro separar em categorias pra facilitar: Família (noivo), Família (noiva), Amigos da Família (noivo), Amigos da Família (noiva), Colegas de trabalho (noivo), Colegas de Trabalho (noiva), Amigos (noivo), Amigos (noiva). Se precisar, divida até mais, mas assim tá dando certo com a gente.

Definindo os nomes

Dizem por aí que cada um deve fazer sua lista, pois quando o noivo e a noiva fazem separadamente, conseguem lembrar de todos que são importantes para eles e no final juntam tudo. Fizemos um pouquinho diferente: criamos uma planilha no Google Docs e deixamos compartilhado com nossos pais também. Aí cada um ia acrescentando os nomes que queria. Essa foi uma idéia bem no início do planejamento, pra não ter correria e mesmo que a lista final fique gigantesca, é legal pensar com carinho e calma em todos aqueles que queremos no dia do casório =]

Ah, e pra ter certeza de que todos os nomes estão na lista, tente lembrar das pessoas através de orkut, lista de contatos do telefone, daquela agenda antiga, nova, contatos do gtalk/msn.

Número de convidados

Depois de fazer uma lista enorme com todos os nomes e ter a certeza de que não esqueceu de ninguém, (infelizmente) chega a hora de estipular um limite. Um dos fatores que mais pesa na hora de escolher o número de convidados é a realidade financeira dos noivos. Comece a pesquisar preços de buffet, decoração, flores, local e definir quanto pode ou pretende gastar. Esses serviços são os que dependem do número de convidados, pois normalmente cobram por pessoa. Outra dica para reduzir a quantidade de pessoas é retirar aquelas pessoas que não possuem uma relação afetiva tão próxima. É difícil, mas casamento é muito caro e mesmo economizando bastante, quando nos demos conta chegamos em R$ 30 mil. E lembre-se, se precisar mesmo cortar pessoas da lista, tente cortar aqueles que se ficarem chateados por não terem sido convidados, você NÃO ficará nem um pouco chateada(o) em contrapartida.

Ah, outra dica é separar as crianças com menos de 10 anos numa listinha à parte, pois a maioria dos buffets cobra metade do preço para cada criança.

Preciso chamar a família inteira da minha amiga?

Só se você tiver uma relação próxima com a família, caso contrário não se preocupe. Hoje em dia não é mais comum chamar todo mundo, principalmente porque todos sabem o tanto que é caro planejar um casamento. Mas é educado perguntar pra essa amiga se ela tem algum acompanhante para levar, aí você já sabe que precisa reservar um segundo convite para ela.

Não consigo reduzir o número de convidados, e agora?

Calma, normalmente calcula-se que 20% do número total de convidados falta no dia. Então, se por exemplo seu número limite de convidados é 200, convide uns  240. Mas se mesmo assim a lista estiver estourada, reduza!

Acabei a lista!

Bem, agora é só organizar tudo: pedir o nome completo e endereço de todos. Esses dados servem tanto para enviar o convite (caso morem longe, pois o ideal é entregar em mãos) quanto a mensagem de agradecimento pela presença, depois do casamento.

E a dica final é: exija a confirmação de presença de seus convidados e peça delicadamente que isso não seja feito de última hora =]

A noiva.

email

 

Deixa um comentário, vai? :)

 

11 Comments

 

  1. 30/04/2009  17:35 by Leka Responder

    Gostei das ideias... vou tentar aproveitar o maximo.Obrigado pelas dicas...

    Bjus :)

  2. 04/05/2009  08:34 by Nici Responder

    Olá, poderia me enviar esta planilha de convidados, por favor???

    Grata,

    Nici.

  3. 08/05/2009  08:35 by Elisabete Responder

    Bom dia,
    Oi tudo bem? vc poderia me enviar a sua planilha de convidados por favor!!!

    Sem mais,
    Elisabete.

  4. 12/05/2009  07:33 by mah Responder

    @Leka Que bom!! Beijo!

    @Nici e @Elisabete Tô usando essa planilha que coloquei aqui:

    http://www.nerdsinlove.com.br/2008/08/23/planilha-de-organizacao-do-casamento/

    Fiz umas adaptações pra minha necessidade e acho legal cada um fazer pra sua também, aí fica exatamente do jeito que você precisa.
    Beijo!

  5. 24/11/2009  15:44 by julia Responder

    ola eu gostei muito,ma s faltou ,mostrar um cartao de exxemplo

  6. 03/01/2010  17:24 by Fabi Responder

    Comentamos isto num post de hoje do nosso blog, comparando a lista do primeiro casamento com a lista do segundo. Vale a pena dar uma olhada, eu conto um pouco sobre a correria que foi a festa.
    .-= Fabi´s last blog ..Lista de convidados =-.

  7. 23/03/2010  13:41 by fabiana pires Responder

    olá gostaria que me enviasse a planilha de convidados!

  8. 16/08/2010  06:58 by Fernada Responder

    Oieee

    Costaria de receber uma planilha de convidados

    Obrigada!!!!!

  9. Pingback : Blog LaFoto » A Lista de Convidados

  10. 09/04/2011  22:09 by CRISTINA Responder

    Ola, boa noite. Tudo bem??? Gostaria que vc me enviasse a planilha de convidados!!!Bjossssss

  11. 26/04/2011  23:28 by Fernanda Responder

    adorei as suas dicas sobre a lista.. pq to fazendo aquela pré lista para começar a ver as coisas...buffet, igreja, fotografo.
    ai q loucura!!!!

 

Seu e-mail não será publicado.